Por volta das 14:50 desta terça-feira (6), os papéis de Azul (AZUL4) caíam 7,01%, cotados a R$ 15,25 cada.
Ontem (5), após o fechamento do mercado, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e a Infraero confirmaram 86 vagas disponíveis para distribuição no aeroporto de Congonhas para o verão de 2023 (ou seja, com base na Associação Internacional de Transporte Aéreo
calendário).
Este número considera 45 novos slots e 41 slots anteriormente operados pela Avianca Brasil.
Em junho de 2022, a ANAC alterou a regra de distribuição de slots para o aeroporto restrito de Congonhas. Com base nessa nova regra, na primeira rodada de distribuição de slots, a Azul pode chegar a 80 slots, de 26 atualmente, e Passaredo (estreante) pode ganhar 18 vagas.
Na segunda rodada, GOL (GOLL4), Azul e LATAM Airlines Brasil ganharão 4 vagas cada e Passaredo, 2 vagas. Após as duas rodadas, Azul chega a 84 vagas em Congonhas.
De acordo com a regra de coordenação de slots, as companhias aéreas devem enviar seus pedidos até 6 de outubro e a ANAC deve confirmar os slots que cada um vai operar até 3 de novembro.
As companhias aéreas podem começar a operar esses slots em 26 de março de 2023.
Para o Bradesco BBI, essas notícias são positivas. Assim que os novos slots forem confirmados em 3 de novembro, analistas esperam que a Azul
comece a vender essas passagens que serão operadas no final de março de 2023.
Essa estratégia comercial pode melhorar o desempenho da Azul, o financiamento de capital de giro no 4T22 e no 1T23 e aumentar a utilização da frota de aeronaves com maior número de voos do aeroporto premium de Congonhas.
Eles mantêm classificação outperform, com preço-alvo de R$ 30,00.