A política de comércio exterior dos Estados Unidos tem como objetivo realizar as vantagens econômicas, científicas e tecnológicas do país na interação econômica mundial, fortalecer sua influência global e expandir o intercâmbio comercial internacional.
Uma variedade de meios e métodos de política comercial dependem dos interesses da segurança nacional e do crescimento econômico.
Os círculos dominantes dos EUA estão expandindo as oportunidades para a venda de produtos americanos em mercados estrangeiros, removendo barreiras, aumentando a eficiência dos procedimentos.
Dependendo da situação nos EUA e no mundo, a política de comércio exterior pode mudar.
Com base em interesses nacionais, perseguindo uma política de livre comércio, os Estados Unidos detêm um amplo arsenal de meios para restringir importações e exportações.
Atualmente, a principal tarefa é garantir o acesso das mercadorias americanas ao mercado mundial, para o que está sendo feito todo o possível para remover barreiras.
Uma das características da política norte-americana é a ecologia e as relações sociais e trabalhistas. Uma vez que desempenham um papel importante na exportação de produtos dos EUA. Mudanças negativas afetam as exportações.
Os EUA estão interessados em desenvolver o comércio com os países da região Ásia-Pacífico e em concluir acordos bilaterais com países com os quais ainda não há acordo.
Os Estados Unidos também estão engajados em um diálogo com a China sobre as restrições impostas pela China à importação de certos tipos de produtos.
Os Estados Unidos também assinaram um acordo de livre comércio com a Colômbia.
O desenvolvimento do comércio exterior tem um impacto positivo na economia do país devido ao aumento da venda de produtos e à diminuição do seu custo.
A concorrência de outros países melhora a qualidade do produto, aumenta a produtividade. Os Estados Unidos vêm desenvolvendo seus valores ideológicos há muitos anos.
A maioria dos estados utiliza as relações comerciais para o crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida da população. O comércio exterior é um elemento importante da economia.
Ao expandir as fronteiras dos bens e serviços americanos, o livre comércio cria as condições para o crescimento econômico dos EUA.
As relações econômicas externas satisfazem as necessidades da sociedade por bens e serviços.
Prioridades
Aprovação de novos acordos.
Coloque uma barreira para a política errada.
Lei Contra a Corrupção.
Dar a oportunidade de desenvolver
Recentemente, surgiram novas tendências na política comercial dos EUA. Esta é a convergência dos países industrializados.
EUA e Rússia.
A consequência das sanções em 2014-2016 é uma diminuição do comércio entre eles. Em 2017-2018, a situação começou a melhorar.
Objetivos das negociações dos EUA com Canadá e México
1. Acesso aos mercados mundiais.
2. Solução de controvérsias.
3. Crescimento econômico.
4. Apoiar a política comercial de outros países.
5. Proteção ambiental
Lei de Prioridades Comerciais
Observância das regras sanitárias.
Transparência das tarifas
Tarifa de alfândega
1. Nação mais favorecida
2. Tarifas preferenciais
3. Essas taxas são mais altas que as atuais
As proibições de importação se aplicam ao comércio com a Síria, Irã e Coreia do Norte.
O controle estatal sobre a exportação de mercadorias visa proteger a segurança nacional.
O país tem um sistema de apoio e financiamento à exportação bem desenvolvido. Os EUA têm uma baixa participação de commodities agrícolas.
Política Comercial dos EUA e da China
O conflito começou em 2018, quando o presidente dos Estados Unidos se reuniu com o presidente de Taiwan. Em 2017, as exportações dos EUA foram de US$ 187,5 bilhões e as importações para os EUA foram de US$ 522,9 bilhões.
O governo dos EUA introduziu tarifas sobre a importação de painéis solares e máquinas de lavar, aço e alumínio. Em outubro de 2019, os EUA e a China concordaram em aliviar as tarifas comerciais sobre as importações.
Os EUA e a China produzem dois quintos do PIB mundial, daí o conflito entre os EUA e a China influenciar o mundo inteiro.
O conflito comercial entre os EUA e a China é a causa de outras contradições. Assim, os Estados Unidos proibiram a venda da empresa chinesa Huawei em seu território e instaram seus parceiros a apoiá-los.
Dr. Yasam Ayavefe
Clique nos links abaixo para ver os projetos do Dr. Yasam Ayavefe: