Tendências

Representação visual de dados: Dr. Yasam Ayavefe explica benefícios e sua indubitável importância

Em cada estágio da transformação tecnológica, existem precursores, apoiadores e oponentes

- Vitaly Vlasov/Pexels
- Vitaly Vlasov/Pexels

A proliferação de dispositivos de medição capazes de capturar automaticamente vários milhões de indicadores em tempo real sobre qualquer fenômeno físico contribui para esse enorme corpo de dados que compõe o que tem sido chamado de "big data".

A diferença quantitativa aqui, no entanto, inclui a diferença na forma como a informação é apresentada e, particularmente, de tal forma que não pode ser apreendida pela leitura. Exige mudanças na forma como produz representações visuais de audiências.

Sugere visualização de dados, novos cenários e colaboração de analistas de informação (estatísticos, gerenciadores de dados), designers gráficos e especialistas em Web.

Avatares de Profissão

Em cada estágio da transformação tecnológica, existem precursores, apoiadores e oponentes. Na moda sócio-estilo que estava em voga na década de 1980, identificaremos aqui três perfis possíveis.

Clássicos. Eles argumentam que todo movimento atual em torno de dados é uma extensão de suas atividades anteriores. São ocupações inerentes à sua prática, muitas vezes seguindo os desenvolvimentos normais associados à evolução das ferramentas.

A person sitting at a table

Description automatically generated with low confidence

Estatísticos e cientistas da computação têm, assim, mais poder computacional, diferentes paradigmas de processamento, novas formas de trabalhar enquanto continuam exercendo a mesma profissão. Aqui as denominações clássicas, funções sociais e profissionais permanecem constantes.

Mutantes. Para outras profissões, as mudanças não estão apenas em continuidade com as situações atuais. Eles contribuem para mudar o quadro de atividade e mudar significativamente as formas de fazer as coisas e os objetivos da ação.

Em termos de ação técnica, indexar um documento ou marcar uma página XML não representa diferenças fundamentais.

No entanto, o uso posterior dessas ações pode mudar completamente. Exige uma postura radicalmente diferente por parte do indexador ou catalogador.

Por exemplo, refletir sobre o uso de dados abertos requer desenvolver uma visão abrangente, pensar em conexões, relacionamentos.

Ao contrário da posição tradicional aqui, é necessário um tratamento unitário e separação de conhecimento. Em vez de uma mutação radical, estamos lidando aqui com deslocamentos, com mudanças de perspectiva.

Desenhar uma ontologia não é fundamentalmente inovador em comparação com a construção de um modelo de dados. Mas faz parte de outra visão de conhecimento, produtos e usos.

Aqui, a tentativa e erro das representações, a relativa indefinição das funções, a ansiedade de permanecer conectado à modernidade muitas vezes levam à mudança ou desenvolvimento de nomes de cargos (gerente de dados).

Em primeiro lugar, as profissões cuja atividade principal não é o gesto documental adotam e se adaptam às ferramentas e técnicas de gestão do conhecimento. Por exemplo, parte da força de trabalho está constantemente navegando na Web.

Inovadores. Como em qualquer mudança técnica, promessas de inovação precisam ser filtradas por meio de críticas, e é preciso distinguir entre os discursos promocionais dos editores das ferramentas e dos promotores, em particular, e as intenções de marketing que eles escondem.

No entanto, novas funções surgem e exigem novas habilidades. Isso pode ser uma questão de reciclagem e desenvolvimento de perfis já conhecidos, ou o desenvolvimento de modos de operação completamente novos. (este é o caso dos mutantes)

Em primeiro lugar, trata-se de explorar novos campos de atividade fora dos setores tradicionais.

Mudando as perspectivas

Em última análise, todos os profissionais da informação, arquivistas, bibliotecários, documentaristas em seus perfis mais tradicionais, encontram-se diante desses desafios e mudanças de perspectiva.

– Tipos de visualização de dados
– Ferramentas de visualização de dados
– Exemplos de visualização de dados
– A visualização de dados também é um elemento da visão mais ampla
– Importância da visualização de dados
– Tipos de visualização de dados pdf
– Ferramentas gratuitas de visualização de dados
– Melhor visualização de dados

Pode-se dizer que não foi nem mais nem menos desde a primeira informatização dos catálogos e acervos documentais.

Uma história de inovação neste setor empresarial obviamente ultrapassaria o escopo deste dossiê. Mas a lista de avanços será incontável. Portanto, podemos mostrar que essa história consiste em adaptações permanentes a novas ferramentas.

Há também uma tendência para novas técnicas em que a lógica dos dados será simplesmente um novo avatar.

Mas, ao mesmo tempo, esses desenvolvimentos levam à diferença. Leva à aplicação de competências globais de tratamento de dados e informação em contextos económicos e sociais enquadrados por paradigmas.

Dr. Yasam Ayavefe

Clique nos links abaixo para ver os projetos relacionados do Dr. Yasam Ayavefe:

https://greenclimate.io/

https://yasamayavefe.com/

https://milayacapital.com/