Democratização financeira

Eutbem e G10 Bank firmam parceria para oferecer consórcio para favelas

Projeto tem pontapé inicial em Paraisópolis, mas se expande a nível nacional até o primeiro trimestre de 2023 em parceria com o G10 Favelas

Juliana Costa, idealizadora do Mãos de Maria, Fabio Braga, Diretor Comercial da Eutbem, Gilson Rodrigues, CEO do G10 Bank, Jaqueline Amorim, Representante do G10 Bank, Márcio Ferreira, CEO da Eutbem, e Nazareno Costa, Diretor Administrativo do G10 Bank. - André Silva /Agência Cria Brasil
Juliana Costa, idealizadora do Mãos de Maria, Fabio Braga, Diretor Comercial da Eutbem, Gilson Rodrigues, CEO do G10 Bank, Jaqueline Amorim, Representante do G10 Bank, Márcio Ferreira, CEO da Eutbem, e Nazareno Costa, Diretor Administrativo do G10 Bank. - André Silva /Agência Cria Brasil

A Eutbem, fintech de consórcios 100% digital, e o G10 Bank, instituição financeira geradora de crédito para as periferias, formaram uma parceria para oferecer consórcios e facilitar o acesso ao crédito para moradores de comunidades de periferia de todo o país, além de capacitar profissionalmente líderes e influenciadores de comunidades.

O G10 Consórcio foi lançado em conjunto entre as duas instituições para oferecer condições para que a população de bairros periféricos tenham a possibilidade de realizar o sonho próprio e dar início ou continuidade a projetos pessoais — tudo isso por meio do consórcio de produtos ou serviços oferecidos pela Eutbem.

O lançamento do projeto foi realizado em Paraisópolis, em São Paulo, local da sede do G10 Bank, nesta quarta-feira(19/10). O evento de inauguração da parceria contou com líderes e influenciadores da comunidade, que receberam treinamento técnico e passaram a fazer parte da cadeia de valor da fintech de consórcios.

A atuação da Eutbem com o G10 Bank reforça o compromisso das fintechs em reduzir as barreiras de acesso ao crédito no Brasil, com taxas reduzidas.

“Estamos construindo uma relação na qual todo o ecossistema sai ganhando com a parceria, pois a comunidade pode ter acesso a um produto que ajuda as pessoas a tirarem seus sonhos do papel de forma mais justa, sem pagar o dobro do que elas realmente custam, como acontece com os empréstimos e financiamentos. Além disso, o projeto surge como uma oportunidade de renda e investimento para os moradores locais”, afirma Márcio Ferreira, CEO da Eutbem.

Para o G10 Bank, banco criado “pela favela, na favela e para a favela” e que tem como objetivo de ser a maior rede de apoio a pequenos e micro negócios nas comunidades, a parceria pode significar uma virada de chave na vida de muitas pessoas.

"Ter acesso a crédito facilitado ainda não é a realidade das favelas do Brasil, vimos na modalidade de consórcio uma forma desburocratizada e sem juros que permite aos moradores fazer aquisição de bens e serviços de forma mais simples e segura, vinculada a instituições financeiras sérias”, afirma Gilson Rodrigues, presidente do G10 Favelas e CEO do G10 Bank. 

A ideia do projeto é que toda a comunidade seja impactada de forma positiva pela parceria e tenha acesso ao produto, sem a necessidade de ser correntista do G10 Bank. A expectativa é de que o projeto atinja a marca de 5 mil clientes até o final deste ano.

Não é lucro pelo lucro, mas, sim, lucro com retorno à sociedade. O projeto prevê também que 5% do faturamento retorne e seja investido em iniciativas para fomentar o projeto. Projetos sociais da comunidade serão escolhidos para receber esse investimento. Além disso, esses novos consultores de consórcio das comunidades serão remunerados de acordo com o desempenho de vendas, gerando assim mais uma fonte de renda para a população local.

Projeto será expandido para outros estados além de São Paulo

Esta é a primeira etapa da parceria entre as duas instituições, porém o cronograma prevê o lançamento da ação em outras comunidades — dentro e fora do estado de São Paulo. “O objetivo é estar presente em todas as comunidades participantes do G10 Bank de todo Brasil até o primeiro trimestre de 2023“,afirma Márcio Ferreira, CEO da Eutbem.

A Eutbem é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central e, desde a fundação, foca em desintermediar a venda de consórcios, que no país é majoritariamente realizada por grandes bancos e conglomerados financeiros. A empresa busca proporcionar acesso ao crédito de forma justa e ser uma catalisadora de realizações de sonhos, sejam eles o de abrir um negócio, reformar a casa ou até mesmo viajar, fazer uma faculdade, comprar e trocar de carro ou moto.

 

As informações são de Cria Brasil Comunicação.