Projeções

BB (BBAS3), BTG (BPAC11) e Itaú (ITUB4) serão destaques do setor no terceiro trimestre, aponta XP

Analistas veem que, para os grandes bancos, o crescimento do crédito e a inadimplência devem permanecer em destaque, mas ainda em níveis saudáveis

- Divulgação/BB
- Divulgação/BB

Em relatório publicado na noite de quinta-feira (20), a XP Investimentos apontou que Banco do Brasil – BB (BBAS3), BTG Pactual (BPAC11) e Itaú (ITUB4) serão destaques do setor de Bancos e Instituições Financeiras na temporada de balanços do terceiro trimestre.

No geral, analistas veem um período positivo para os bancos brasileiros e empresas do mercado de capitais que estão em cobertura.

Para os grandes bancos, o crescimento do crédito e a inadimplência devem permanecer em destaque, mas ainda em níveis saudáveis. Em uma dinâmica semelhante aos trimestres anteriores, com destaque para:

i) crescimento robusto do crédito;

ii) ligeiro aumento de NPL;

iii) expansão das receitas de tarifas; e

iv) menor consumo do índice de cobertura.

Quanto à mercados de capitais, uma atividade robusta de emissão de dívidas (DCM) deve compensar o menor volume de negócios de M&A e renda variável (ECM) entre julho e setembro, diz a XP.

Entretanto, a retração nos volumes negociados deve pressionar marginalmente essa linha de receita. 

Considerações

No material, destacam que Banco do Brasil deve apresentar mais um trimestre de forte crescimento em sua carteira de crédito, impulsionado principalmente pelo crédito rural. Esperam um lucro líquido recorrente de R$ 6,9 bilhões no segundo trimestre (+38% A/A e -11% T/T), que implica em um ROE de 18% para o Banco do Brasil.

Já o Itaú deve ser impulsionado mais uma vez por linhas de crédito relacionadas ao consumo.

Como resultado, esperam um lucro líquido recorrente de R$ 8,1 bilhões no 3T22 (+19,0% A/A e +5,1% T/T), que implica em um ROE de 21% (+220 BPS A/A e +60 BPS T/T).

Para o BTG Pactual, estimam resultados marginalmente positivos, ainda favorecido por uma forte receita de DCM, o que deve compensar a atividade mais fraca de operações de M&A e ECM no segmento de Investment Banking.

Do lado positivo, esperam que os segmentos de Crédito, Asset Management e Wealth Management tenham mantido bom desempenho nesse trimestre.

Em Sales & Trading, a menor volatilidade observada nos mercados deve diminuir ligeiramente suas receitas, diz a XP.

Recomendações

B3 – B3SA3 – NEUTRA

Banco do Brasil – BBAS3 – COMPRA

Bradesco – BBDC4 – NEUTRA

BTG Pactual – BPAC11 – NEUTRA

Itaú – ITUB4 – COMPRA

Santander – SANB11 – VENDA

Veja o relatório completo aqui.