Notas de crédito

Oi (OIBR3)(OIBR4): Fitch rebaixa ratings da operadora para 'CC'/'CC(bra)'

De acordo com a agência, os rebaixamentos refletem a maior probabilidade de reestruturação de dívida, juntamente com a alavancagem insustentável da Oi

-
-

A Fitch rebaixou os IDRs (Issuer Default Ratings – Ratings de Inadimplência do Emissor) de longo prazo em moedas estrangeira e local da Oi (OIBR3)(OIBR4) para ‘CC’, de ‘CCC+’, e o rating nacional de longo prazo da companhia para ‘CC(bra)’, de ‘B(bra)’.

Ao mesmo tempo, a agência rebaixou o rating das notas seniores sem garantias da Oi, com vencimento em 2025, para ‘CC’/‘RR4’, de ‘CCC+’/‘RR4’, e o rating das notas com garantias e vencimento em 2026 da Oi Móvel S.A. para ‘CC’/‘RR4’, de ‘CCC+’/‘RR4’.

De acordo com a agência, os rebaixamentos refletem a maior probabilidade de reestruturação de dívida, juntamente com a alavancagem insustentável da Oi, devido às fracas perspectivas de fluxo de caixa, bem como a expectativa — nos próximos anos — de limitada distribuição de dividendos provenientes de sua participação de aproximadamente 35% na empresa de infraestrutura de fibra ótica V.tal S.A. (V.tal).

Os rebaixamentos também contemplam as estimativas da Fitch de cobertura de juros abaixo de 1,0x, além do desempenho inferior em relação às projeções preliminares de melhora da estrutura de capital da empresa, após a venda de ativos.