O Grupo SMZTO, especializado em investimentos em redes de franquias, com mais de 4.000 unidades franqueadas nos setores de saúde, educação, beleza, alimentação e energia solar, entre outros, anunciou nesta quarta-feira (7) a criação de uma parceria estratégica entre a OdontoCompany Franchising S.A., empresa do segmento de franquias de clínicas odontológicas, e a OrthoDontic.
No acordo, a OdontoCompany adquire participação na OrthoDontic, cujos sócios fundadores permanecerão à frente da companhia.
Com a parceria, o Grupo SMZTO e a OdontoCompany apoiarão o plano de crescimento da OrthoDontic e de seus franqueados por meio da expertise no suporte ao franqueado e da credibilidade do grupo, mantendo como core os serviços de ortodontia e preservando a identidade e cultura da rede.
Atualmente, a OrthoDontic conta com 273 unidades espalhadas pelo país. Com a aquisição, o objetivo é dobrar o tamanho da companhia num prazo de dois a três anos.
A empresa deve fechar 2022 com um sellout de R$ 400 milhões. Em 2023, a meta é chegar a algo em torno de R$ 450 milhões e R$ 500 milhões.
Enquanto a OdontoCompany tem como foco a clínica geral (apenas 22% de seu faturamento vem da ortodontia), a Orthodontic tem mais de 80% da sua receita oriundos da especialidade.
"Acreditamos que o alinhamento estratégico das companhias, a combinação de expertises e a visão de mercado trarão benefícios para nossa rede de franqueados e fortalecerão ainda mais nossa posição de liderança em ortodontia", diz Fernando Massi, um dos fundadores da Orthodontic.
Para Paulo Zahr, presidente da OdontoCompany, "este movimento é um sinal de maturidade das redes de clínicas odontológicas, que começam a enxergar os benefícios que podem levar a seus franqueados ao integrarem um grupo maior e consolidado".
Na operação, o Grupo SMZTO e OdontoCompany foram assessorados pela Lince Partners e Stocche Forbes Advogados. Os fundadores da OrthoDontic foram assessorados pela Ernest & Young e FG Lamb Advogados.