Na terça-feira (20), Ágora Investimentos e Bradesco BBI publicaram um relatório com novas premissas e indicações para as ações de CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5), a partir dos números de vendas de novembro deste ano registrados por Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (INDA).
No material, os analistas Ricardo França e Thiago Lofiego destacam que os distribuidores divulgaram vendas de 290,6 mil toneladas em novembro, ou 14,5 mil toneladas/dia, -6,0% no comparativo mensal e +3,0% de ano para ano.
Eles apontam que as vendas de novembro foram um pouco melhores do que as expectativas do INDA, que apontavam para uma queda de 8% no comparativo mensal. No acumulado do ano, as vendas tiveram alta de 4,4%.
As compras dos distribuidores totalizaram 284 mil toneladas em novembro, ou 14,2 mil toneladas/dia, -10% no comparativo mensal e estável em relação ao ano anterior, também melhor do que a orientação do INDA, que previa compras 8% abaixo no comparativo mensal em uma base diária.
No acumulado do ano, as compras ficaram estáveis.
Estoques no canal de distribuição caíram apenas 1% no comparativo mensal, para 831 mil toneladas. Isso significa 2,9 meses de vendas, em linha com a média histórica de cinco anos para novembro.
Para França e Lofiego, os embarques e as compras dos distribuidores de aços planos brasileiros devem cair no comparativo mensal de novembro, em reflexo principalmente a sazonalidade mais fraca e um modo de “esperar para ver” no mercado, dadas as incertezas ainda relevantes.
Para dezembro, espera-se que os embarques e as compras caiam significativamente, devido à sazonalidade usual, ainda mais acentuada por eventos pontuais (por exemplo, Copa do Mundo).
Eles observam que, apesar da demanda sazonalmente mais fraca, as siderúrgicas domésticas avançam e citam dentre as iniciativas o aumento de
preços para janeiro.
A CSN anunciou um aumento de 10% no preço dos aços planos, enquanto o INDA mencionou que a Gerdau também anunciou um aumento de 12,5% no preço dos aços planos para janeiro de 2023.
O INDA também destacou que espera que as vendas dos distribuidores de aços planos aumentem no patamar de 2,5-3,0% no ano que vem.
Em razão disso, analistas reiteraram recomendação de compra para Gerdau (GGBR4) – a preferida no setor – e Usiminas (USIM5), enquanto mantêm indicação neutra para CSN (CSNA3).