As vendas do varejo no Natal de 2022 – apuradas entre os dias 19 e 25 de dezembro – cresceram 10,5% em relação a igual período de 2021. A alta do e-commerce foi de 18,4%. Já o faturamento do comércio presencial subiu 10,0%.
As informações constam no Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), da Cielo (CIEL3), que acompanha 1,1 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos.
Os setores com as variações mais positivas no período foram: Turismo e Transporte (+26,1%), Cosméticos e Higiene Pessoal (23,0%), Livrarias, Papelarias e Afins (+22,0%), Óticas e Joalherias (+17,0%) e Drogarias e Farmácias (+15,3%).
A região Sul registrou a maior alta. As vendas subiram 12,8%, com destaques para o Paraná (+15,2%), Rio Grande do Sul (+11,9%) e Santa Catarina (+10,5%). A região Norte aparece na segunda posição com alta de 11,5%.
Em terceiro lugar está a região Centro-Oeste (+10,9%). Goiás e Distrito Federal puxaram os resultados: cresceram 9,1% e 6,2%, respectivamente.
No Sudeste as vendas cresceram 9,3%, com destaques para Minas Gerais (+11,4%), São Paulo (9,5%) e Rio de Janeiro (+6,1%).
Já a região Nordeste experimentou alta de 7,6% no faturamento. B
ahia (+9,2%), Ceará (+5,0%) e Paraíba (+4,4%) e Pernambuco (+2,7%) foram os estados cujas variações foram as mais significativas.
Na avaliação de Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, o fato de o Dia de Natal ter caído no domingo colaborou com os resultados.
“O consumidor teve a semana completa, incluindo o sábado, dia de vendas fortes, para poder realizar suas compras. Os segmentos dos presenteáveis tiveram grande destaque, como cosméticos e livrarias”, diz.