Em nova pesquisa mensal com assessores e escritórios filiados, a XP constatou mais uma vez um sentimento positivo no mercado financeiro em relação à Bolsa.
Segundo o estudo, 64% dos assessores indicaram que seus clientes planejam aumentar a exposição a ações, permanecendo próximo ao máximo histórico desta pesquisa, que iniciou em 2020.
Outro destaque foi o aumento significativo no interesse em Fundos Imobiliários (FIIS), em 71% (+8pps M/M), ultrapassando o interesse em Renda Fixa.
A instituição aponta que, similar à Pesquisa de Investidores Institucionais XP, o risco fiscal doméstico é visto como principal preocupação.
Os investidores ainda mantêm a alocação baixa em ações. Segundo os assessores da XP, a maioria (75%) dos clientes ainda tem menos de um quarto de sua carteira alocada em renda variável.
56% dos entrevistados esperam que o Ibovespa termine o ano entre 120 e 130 mil pontos, porcentagem inalterada da pesquisa do mês passado.
Com base nos resultados, a XP estima valor implícito do Ibovespa em torno de 126 mil pontos ao final de 2023. Nesta terça-feira (15), o Ibovespa recua 0,42%, aos 116.319 pontos.