SpaceRecomendações

Bradesco (BBDC4): inadimplência fora de controle? XP vê muito trabalho pela frente!

Analistas reiteraram recomendação neutra para as ações preferenciais (PN)

-
-

A XP Investimentos reiterou sua recomendação neutra para as ações preferenciais (PN)(BBDC4) de Bradesco (BBDC4), com o preço-alvo rolado de R$ 18,00 por papel ao fim deste ano a R$ 19,00 por papel ao final de 2024.

Analistas alegam que a revisão incorpora os últimos resultados e projeções macroeconômicas.

 

Na avaliação do grupo liderado por Bernardo Guttmann, head de Tech, Media e Telecom (TMT) e do setor Financeiro da casa, os resultados da instituição financeira pioraram ainda mais, principalmente na inadimplência.

"Embora o ciclo monetário pareça estar favorável, ainda não vimos sinais importantes de recuperação. NPL 15-90 melhorou marginalmente no 2T, o que pode ser o início de uma tendência positiva, mas cedo para supor que o pior já passou", destacou Guttmann e equipe, em relatório.

De acordo com os analistas, o apetite de risco limitado abre brecha para a perda do banco privado em relação à fatia de mercado.

"Vemos o atual baixo nível de retorno do banco como decisivo para o crescimento mais lento da carteira de crédito e, consequentemente, deve levar o banco a ser um dos perdedores de participação de mercado no atual cenário macroeconômico", declarou a XP Investimentos.

Enquanto o Banco do Brasil (BBAS3) e o Itaú (ITUB4) parecem estar bem posicionados para aumentar o apetite ao risco assim que o ciclo econômico melhorar, dizem os analistas, mas "o Bradesco ainda tem muito trabalho a ser feito para controlar a inadimplência".

Mesmo que o banco tenha passado por situações semelhantes no passado, analistas veem o ambiente atual como ainda mais desafiador com concorrentes bem posicionados e neo-banks e fintechs no acirramento da dinâmica competitiva.

Analistas declararam, contudo, que, em razão do panorama atual, o Bradesco tornou-se ainda mais seletivo na originação de crédito para melhorar a qualidade dos ativos, o que entendem ser necessário.

"Embora permaneçamos com nossa visão conservadora sobre o nome, reconhecemos que o valuation reflete um cenário difícil pela frente e a assimetria parece estar mudando para o lado positivo", concluiu a XP Investimentos. 

Leia mais: Bradesco (BBDC4): O que o Safra pensa sobre o guidance?

Leia mais: Bradesco (BBDC4) reporta um 2º tri fraco, como esperavam os analistas. E agora?