Na sexta-feira, 18 de agosto, a agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou o rating nacional de longo prazo AA(bra) da Zamp (ZAMP3) e de sua oitava e sua nona emissão de debêntures quirografárias.
A perspectiva do rating corporativo foi revisada para negativa, de estável.
A revisão da perspectiva para negativa reflete as frustrações esperadas no ritmo de fortalecimento da geração de caixa da Zamp e em sua trajetória de redução da alavancagem financeira.
De acordo com os analistas, a empresa tem enfrentado um ambiente de negócios e macroeconômico ainda em recuperação e seu desempenho operacional se mostra mais volátil do que o previsto.
A Zamp ajustou seu nível de despesas e deve diminuir os investimentos para tentar neutralizar essas pressões.
O rating da Zamp incorpora sua elevada escala e sua robusta presença no setor de restaurantes de serviço rápido (QSR), sua diversificação geográfica e forte aceitação de suas marcas, alega a Fitch.
Para a agência, a competição na fragmentada indústria de QSR deve permanecer intensa, o que dificultaria uma expansão significativa das margens operacionais.
A Fitch espera que a emissora continue com um bom acesso a fontes de captação de recursos, as quais serão fundamentais para apoiar a crença de fluxos de caixa livre (FCFs) negativos e refinanciar o elevado volume de dívidas que vencem no segundo semestre de 2024.