Membros da CPI da Americanas (AMER3) devem reunir-se nesta terça-feira, 5 de setembro, para votar o texto do relator Carlos Chiodini (MDB-SC).
Na peça, o deputado federal acusa a antiga diretoria-executiva da varejista pela fraude bilionária em seus dados contábeis, mas não dirige a artilharia aos três acionistas de referência (Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles), aos bancos ou às empresas de auditoria.
As conclusões foram adiantadas pelo parlamentar ao jornal Valor na semana passada, destacou o site Bom Dia Mercado.
A comissão prevê ainda que hoje seja realizada uma oitiva de Anna Saicali, ex-diretora, que, menos de 20 dias antes da crise ser deflagrada na empresa, fez uma transferência de bens ao próprio filho por meio de uma empresa com patrimônio de R$ 13,0 milhões.
Saicali integra o grupo de executivos que a nova gestão acusa de operar as irregularidades.
Em outra frente, o ex-CEO Miguel Gutierrez enviou ao colegiado uma carta em que acusa os acionistas de referência da companhia, e, segundo a apuração de Marcelo Godoy para o jornal O Estado de S.Paulo, o executivo acusou o trio Jorge Paulo Lemann, Alberto Sicupira e Marcel Telles de participar ativamente da gestão financeira da varejista.