A Azul (AZUL4) anunciou a conclusão da reestruturação de obrigações com a maior parte dos seus arrendadores de aeronaves e fabricantes de equipamentos originais.
A companhia diz que a reestruturação envolveu:
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– A eliminação das obrigações de pagamento de arrendamento que tinham sido adiadas durante a pandemia de COVID-19;
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– Redução nas taxas de pagamentos contratuais de arrendamento;
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– Prolongamento de certos pagamentos a arrendadores e fabricantes;
– Outras concessões, que incluem reduções nas condições de devolução das aeronaves alugadas, a eliminação de pagamentos de reservas de manutenção futuras e a rescisão antecipada de algumas das locações de aeronaves.
Com isso, a Azul Investments LLP, subsidiária da empresa, emitiu US$ 370.490.204,00 em títulos de dívida sem garantia, com vencimento para 2030 e com cupom de 7,5%.
Em conexão com esses acordos, arrendadores e fabricantes também concordaram em receber um total de até US$ 570 milhões em ações preferenciais da Azul a um valor de R$ 36,00 por ativo.
Os papéis serão emitidos em parcelas trimestrais, a partir do terceiro trimestre de 2024.
Segundo a Azul, a reestruturação vai reduzir seus passivos de arrendamento futuros em mais de R$ 1 bilhão por ano.
"Melhoramos significativamente a nossa estrutura de capital e fluxos de caixa, reduzimos os nossos passivos e pagamentos de arrendamento, ao mesmo tempo que honramos o nosso compromisso de compensar integralmente os nossos parceiros", concluiu a companhia.