A Embraer (EMBR3) anunciou no último domingo (15), que concluiu os testes de voo com combustível sustentável de aviação puro (o SAF na sigla em inglês).
Os voos testes foram realizados nas instalações da Embraer em Melbourne, nos Estados Unidos, com as aeronaves modelos Phenom 300E e Praetor 600.
Para a empresa, esse é um "passo significativo para avançar no objetivo de zerar as emissões líquidas na aviação até 2050 e, na Embraer, até 2040".
Atualmente, conforme a companhia, todas as suas aeronaves são aprovadas para utilizar uma mistura de até 50% de SAF junto ao querosene de aviação.
A empresa trabalha para colocar em mercado aeronaves habilitadas a voar com o tanque abastecido apenas com SAF, o que pode reduzir emissões, ao possibilitar a troca de um combustível fóssil por uma fonte renovável.
"Iremos continuar trabalhando em direção a um futuro mais sustentável para a indústria da aviação por meio de esforços adicionais, como a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas de sistemas de propulsão de baixa ou zero emissão, como eletrificação, híbrido-elétrico e hidrogênio", afirma a Embraer.
Quais os benefícios do SAF?
Além de poluir 80% menos que o querosene, o novo combustível é fácil de adotar: pode ser usado nos motores de aviões já existentes, sem grandes adaptações.
O SAF também pode ser misturado ao querosene em várias proporções. Companhias de todo o mundo buscam substituir combustíveis fósseis pela alternativa renovável.
A princípio, a produção de SAF atingiu 300 milhões de litros no mundo em 2022. Esse número é o triplo do ano anterior.
No entanto, ainda representa 0,1% do total de combustível usado no mundo pelos aviões.