Notícias

Lula: salário mínimo precisa receber aumento, para além do ajuste da inflação, todos os anos

Fala foi feita virtualmente, durante evento de entregas simultâneas do Minha Casa Minha Vida

- REUTERS/Ueslei Marcelino
- REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (23), que o salário mínimo precisa receber aumentos todos os anos, acima do valor da inflação. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

"Eu acho que a meninada tem que aprender uma profissão. Por conta de uma profissão, eu fui o primeiro de oito filhos da minha mãe a ter uma casa própria, a ter um carro, uma televisão. Porque a gente foge do salário mínimo", disse Lula.

"Por isso, precisamos aumentar o salário mínimo todo ano. É por isso que a gente não pode [ficar] dando apenas a inflação. A inflação não é aumento, é apenas reposição daquilo que comeu do nosso salário", completou, ainda.

Lula fez as falas enquanto participava virtualmente de um evento de entregas simultâneas do Minha Casa Minha Vida. O governo brasileiro apresentou uma previsão orçamentária com salário mínimo de R$ 1.421 a partir de janeiro de 2024.

O valor deve subir em 7,65%. Atualmente, em 2023, o salário mínimo vale R$ 1.320, e a correção deve ser feita para além da inflação deste ano, prevista em 4,48%, contando com mais 2,9% de correção, a variação do Produto Interno Bruto de dois anos antes. São dados da política de valorização salarial do Executivo.