O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, no começo da tarde desta quarta-feira (25), a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, indicando para o posto um aliado de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara. O sucessor escolhido foi o funcionário de carreira, Carlos Antônio Vieira Fernandes.
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu hoje com a presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e agradeceu seu trabalho e dedicação no exercício do cargo", disse nota do Palácio do Planalto, que não menciona o termo "demissão".
"O governo federal nomeará o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes para a presidência do banco, dando continuidade e ao trabalho da Caixa Econômica Federal na oferta de crédito na nossa economia e na execução de políticas públicas em diversas áreas sociais, culturais e esportivas", conclui.
O documento ainda elogia Serrano, que "cumpriu missão importante, com a valorização do corpo de funcionários e retomada do papel do banco em diversas políticas sociais, ao mesmo tempo aumentando sua eficiência e rentabilidade, ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio".