Danilo Forte (União-CE), relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, disse, na última terça-feira (7), que o governo federal está avaliando a possibilidade de pedir uma revisão da meta fiscal zero em 2024, para então definir uma posição até a próxima semana.
Conforme o deputado, o prazo partiu de Rui Costa, ministro da Casa Civil. Eles estiveram em uma reunião na terça-feira, logo após a aprovação de parecer preliminar da LDO na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso.
“Ele pediu um prazo para que até a próxima semana seja apresentado ou não a emenda que vai fazer a revisão da meta”, disse Forte, colocando também que o ministro espera “uns anexos que a Fazenda ficou de apresentar”.
A agência de notícias Reuters colocou que a estipulação do prazo pelo ministro está em contraste com a perspectiva da equipe econômica – que atualmente negocia a aprovação de medidas econômicas no Congresso.
Foi dito, também, que fontes que companham as negociações disseram mais cedo para a Reuters que o governo federal não deve enviar ao Parlamento uma mensagem para modificar a meta, ao menos por enquanto.