O principal obstáculo para a economia hoje, na opinião de 77% dos entrevistados no mercado financeiro, é a falta de uma política fiscal que funcione, segundo a pesquisa “O que pensa o mercado financeiro”, da Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (22).
Em relação ao levantamento anterior, o número aumentou 20 pontos porcentuais, quando o percentual era de 57%.
Atualmente, o embate quanto a permanência do déficit zero marcou a política fiscal neste segundo semestre do ano. O ministro da Fazenda, Ferando Haddad (PT), conseguiu segurar a meta fiscal em déficit zero em 2024.
Agora, o ministro trabalha para conseguir aprovar no Congresso uma série de medidas com potencial de elevar a arrecadação federal.
Uma das discussões em curso é o de inserir o projeto que trata de Juros sobre Capital Próprio (JCP) no texto das subvenções do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Haddad acredita que juntas, as duas medidas têm potencial de render R$ 45 bilhões ao governo.
Sobretudo, a pesquisa da Genial entrevistou 100 figuras do mercado, entre gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão ligados a fundos de investimentos com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 21 de novembro.