Conforme os dados divulgados nesta sexta-feira (24) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a satisfação dos consumidores brasileiros em relação à situação atual teve uma queda em novembro, resultando na diminuição da confiança para o seu menor nível dos últimos cinco meses.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da FGV registrou uma queda de 0,2 ponto no mês, atingindo a marca de 93 pontos, o que representa o patamar mais baixo desde junho deste ano (92,3 pontos).
A economista do FGV IBRE, Anna Carolina Gouveia, explicou que "o resultado foi influenciado por uma ligeira piora da satisfação em relação à situação atual e manutenção das expectativas", conforme nota oficial.
O Índice de Situação Atual (ISA) teve uma queda de 0,4 ponto em novembro, alcançando 82,1 pontos, marcando o segundo mês consecutivo de declínio. Enquanto isso, o Índice de Expectativas (IE) também registrou uma redução de 0,1 ponto, chegando a 100,8 pontos.
Gouveia destacou que "há uma queda intensa na confiança dos consumidores de classes de renda baixa, recuperação das faixas intermediárias e estabilidade na classe mais alta. Essas diferenças parecem estar relacionadas a uma maior dificuldade financeira dessas famílias, perspectivas mais pessimistas em relação ao emprego, com forte impacto na situação financeira futura e na sua capacidade de comprar bens duráveis."