A agência de classificação de risco S&P Global Ratings revisou, nos dias 23 e 24 de novembro, respectivamente, os ratings de crédito de emissor do Grupo Casas Bahia (BHIA3), com perspectiva negativa, de “brA-” para “brBBB-”, na Escala Nacional Brasil, e o rating das 1ª, 2ª e 3ª séries da 20ª emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da Opea Securitizadora S.A. – que são lastreados na 8ª emissão de debêntures, objeto de colocação privada para a securitizadora – de “brA-” para “brBBB-”, na Escala Nacional Brasil.
O rebaixamento do rating de crédito dos CRI foi hipótese de evento de vencimento antecipado não automático dos CRI e da 8ª emissão de debêntures.
A securitizadora deve convocar em até dois dias úteis uma assembleia especial de titulares dos CRIs (com, no mínimo, quinze dias de antecedência), na qual os titulares dos CRIs poderão deliberar pela não declaração do vencimento antecipado da 8ª emissão de debêntures e, consequentemente, dos CRIs.
Caso em referida assembleia estejam presentes, no mínimo, titulares de 25% dos CRIs em circulação no mercado, e houver aprovação da maioria dos presentes, a securitizadora não vai declarar o vencimento antecipado da 8ª emissão de debêntures e dos CRIs.