O Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre dos Estados Unidos apresentou uma alta de 5,2% quando considerada a taxa anual ajustada, de acordo com a segunda leitura divulgada pelo Bureau of Economic Analysis nesta quarta-feira, 29 de novembro.
Para Nicolas Borsoi, economista-chefe da Nova Futura Investimentos, houve uma mensagem geral boa nos dados, com revisão do crescimento para cima e um consumo das famílias mais moderado.
“No entanto, a abertura traz alguns pontos de atenção: a forte dependência dos gastos do governo, que avançaram 5,5% (0,9% ano a ano) em termos anualizados, e o grande avanço dos estoques, que adicionaram 1,5% ao PIB”, pontuou.
Por outro lado, Borsoi destaca que o Comex foi bem e o investimento voltou ao terreno positivo, mesmo no segmento residencial.
Na avaliação do economista-chefe, a revisão para baixo dos números de inflação e a continuidade da convergência para a meta dão conforto pra posição de espera do Fed.
“Os EUA caminham para fechar o ano com crescimento em torno de 2,50% (ante 1,90% de 2022), na contramão de tudo e todos. Realmente, impressionante”, completou.