O conselho de administração do grupo Casas Bahia (BHIA3) aprovou a alteração do tratamento de frações resultantes do grupo de ações aprovadas pela varejista, à razão de 25:1, de modo que cada lote de 25 ações seja grupado em 1, sem alteração do atual capital social da companhia.
Um aviso divulgado anteriormente previa que os acionistas detentores de ações da companhia em número que não seja múltiplo de 25 teriam um prazo de trinta dias para ajustar suas respectivas posições via mercado, mediante a composição de suas frações de ações em lotes inteiros múltiplos de 25 ações.
Para abreviar a conclusão do processo de ajuste das posições acionárias, o conselho de administração aprovou um novo procedimento, no qual um veículo de investimento vinculado a membro da administração da companhia vai doar as ações necessárias para completar o número de ações que os acionistas detentores de ações em número que não seja múltiplo de 25 necessitem para que não resultem com frações de ações.
Assim, os acionistas que detiverem quantidade de ações que não seja múltiplo de 25 receberão doação de ação(ões) em quantidade suficiente para que fiquem com um múltiplo de 25 ações e, portanto, fiquem com um número inteiro de ações após a conclusão do grupamento.
Dessa maneira, o grupamento vai ser operacionalizado e efetivado de modo a não alterar a participação proporcional dos acionistas no capital social da Companhia e não vai afetar os direitos patrimoniais e políticos das ações de emissão da companhia.
Considerado o novo procedimento previsto acima, as ações passarão a ser negociadas de forma grupada a partir do dia 15 de dezembro deste ano, e não mais no dia 28 de dezembro, como originalmente previsto.
Esse novo procedimento antecipa o início das negociações das ações “ex-grupamento”, de forma a permitir que a cotação das ações retorne a patamar superior a R$ 1,00 o mais breve possível.
Com isso, a administração da companhia espera que suas ações voltem a cumprir com os critérios de seleção para fazer parte do Ibovespa, índice da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão, no rebalanceamento do final deste ano de 2023.