A XP Investimentos avalia haver espaço para a Bolsa valorizada daqui para frente. Para 2024, analistas têm o valor estimado de valor-justo do Ibovespa em 142 mil pontos.
Além disso, continuam a avaliar as ações brasileiras, em geral, como descontadas, com a relação entre preço e lucro (P/L) em 8,0x – um desconto significativo contra a média histórica, de 11,0x.
Analistas apontou, em relatório, os setores que historicamente influenciaram bem em ciclos de queda de juros no passado, e que ainda têm espaço para navegar o cenário a frente. São eles:
- – i. Agronegócio, Alimentos e Bebidas;
- – ii. Bens de Capital;
- – iii. Elétricas e Saneamento Básico;
- – iv. Instituições Financeiras;
- – v. Transportes;
- – vi. Varejo
Sobre dividendos, ainda veem alguns riscos nos cenários de macro global e doméstico para o ano que vem, e, por isso, preferem um posicionamento mais defensivo nas carteiras.
Leia mais: Dividendos: Petrobras (PETR3)(PETR4) paga 2ª parcela de R$ 15 bilhões hoje
Nesse sentido, empresas que pagam dividendos proporcionais altos podem ser boas oportunidades para investidores que buscam ganhos adicionais, afirma a XP Investimentos. Ou seja, além da possibilidade de ganho de capital pela valorização das ações, o investidor pode negociar seus retornos por meio da obtenção de proventos.
A XP Investimentos listou ações em sua cobertura com as maiores estimativas de rendimento de dividendos: