
A 3Tentos (TTEN3) anunciou, na última segunda-feira (18), uma Joint Venture (JV) com a Caramuru Alimentos para desenvolver uma estrutura logística e de armazenagem no Arco Norte. Para a XP Investimentos o investimento é positivo, pois deve permitir eficiências de custo, uma vez que desbloqueia uma rota alternativa para o escoamento do atual cenário apertado do SBM (farelo de soja) produzido em Mato Grosso.
"Com isso, a empresa aborda parcialmente as preocupações do mercado sobre as despesas de venda no terceiro trimestre de 2024. Além disso, não vemos efeitos significativos de alavancagem", comenta a casa, que reitera sua recomendação de compra para a companhia.
A princípio, a JV se concentrará em estruturas de armazenamento de grãos (principalmente milho, conforme nossa análise) e SBM, bem como transbordo para carregamento de barcaças fluviais.
Esse projeto tem um CAPEX estimado de R$ 400 milhões até 2028, divididos igualmente entre as partes. A operação terá uma capacidade inicial de manuseio de cerca de 2,0 milhões de toneladas de grãos e farelo por ano, aumentando para 5,0 milhões de toneladas a partir de 2028.
A 3Tentos e a Caramuru terão direitos de preferência para essa operação, que está programada para começar em 2026.