A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou o rating nacional de longo prazo ‘AAA(bra)’ da Hapvida (HAPV3) e de sua controlada indireta BCBF Participações S.A..
A agência afirmou ainda o rating nacional de longo prazo ‘AAA(bra)’ da primeira, da segunda, da terceira e da quarta emissões de debêntures quirografárias da Hapvida e da quarta, da quinta e da sexta emissões de debêntures anteriormente pertencentes à BCBF, cedidas à Hapvida.
Ao mesmo tempo, atribuiu rating nacional de longo prazo ‘AAA(bra)’ à proposta de quinta emissão de debêntures quirografárias da Hapvida, no montante de até R$ 1,0 bilhão e com vencimento final em 2030.
A transação possui garantia fidejussória da sua subsidiária integral Hapvida Assistência Médica S.A.. Os recursos serão utilizados no reperfilamento do passivo financeiro da companhia.
A perspectiva dos ratings corporativos foi revisada para negativa, de estável, em reflexo a uma recuperação mais lenta que a prevista das margens operacionais da Hapvida nos últimos dois anos, pressionada pela combinação de um ambiente operacional mais desafiador após a pandemia de COVID-19 e com o processo de integração dos ativos da Notre Dame Intermédica Participações S.A..
As atuais métricas de crédito são fracas para a categoria de rating, o que leva a companhia a ter o desafio de fortalecer sua geração operacional de caixa e suas margens nos próximos trimestres, além de reduzir sua alavancagem financeira para menos de 2,5 vezes ao final de 2024, e inexiste espaço para novas frustações.
O rating da Hapvida reflete seu destacado posicionamento de mercado na fragmentadae competitiva indústria de saúde suplementar no Brasil, com robusta escala de negócios e elevado grau de verticalização de operações, que lhe garante importantes vantagens competitivas perante as demais seguradoras e operadoras de saúde.
A classificação também incorpora uma dinâmica do setor de saúde menos resiliente que a inicialmente esperada, ainda que a longo prazo os fundamentos da demanda permaneçam sólidos.
A liquidez e a flexibilidade financeira da Hapvida são fortes e atuam como importantes fatores de suporte do rating.
O rating da BCBF foi equalizado ao da Hapvida devido aos altos incentivos estratégicos e operacionais a suporte entre as companhias e ao médio incentivo legal a suporte, de acordo com a Metodologia de Vínculo entre Ratings de Controladoras e Subsidiárias.
O suporte legal se apoia na existência de cláusulas de inadimplência cruzada em dívidas da controladora.