SpaceNow

Ibovespa cai 1,1% e volta aos 119 mil pontos; dólar sobe 0,7% e vai a R$ 5,34

-
-

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, operava em baixa durante o pregão desta terça-feira (19).

Por volta das 15h06, as perdas eram de 1,16%, aos 119.820 pontos.

O dólar operava em alta. A moeda norte-americana tinha valorização de 0,72%, cotada a R$ 5,342.

Veja os fatores que influenciam os mercados hoje:

Mercados internacionais

Ásia (encerrados)

Nikkei 225 (Jap): 1,39% ↑

Shangai Composite (Chi): 0,83% ↓

Europa (encerrados)

DAX 30 (Ale): 0,24% ↓

FTSE 100 (Ing): 0,11% ↓

CAC 40 (Fra): 0,33% ↓

Estados Unidos

Dow Jones: 0,51% ↑

S&P 500: 0,80% ↑

Nasdaq: 1,25% ↑

Vacinação

Apesar de alterações de voos feitas pelo Ministério da Saúde terem provocado atrasos na entrega das vacinas, 16 estados brasileiros já começaram a utilizar a CoronaVac, fármaco desenvolvido pelo laboratório chinês SinoVac e produzido no Brasil pelo Instituto Butantã, para imunizar a população. O país tem cerca de seis milhões de doses disponíveis da vacina, das quais 1,3 milhão ficarão em São Paulo, para distribuir entre as unidades da federação.

Nos EUA

Os investidores aguardam com ansiedade o discurso que Janet Yellen, a futura secretária do Tesouro dos EUA no governo do democrata Joe Biden, fará ainda hoje (19). Yellen participa do Comitê de Finanças do Senado e deve falar mais sobre o pacote de estímulos prometido por Biden, que será empossado como o novo presidente norte-americano amanhã (20).

Em Brasília

Informações obtidas pelo Estadão revelam que o ministro da Economia, Paulo Guedes, conta com a vitória de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara para tentar seguir com sua proposta de um novo imposto sobre transações financeiras. Lira também é a aposta do presidente Jair Bolsonaro para o pleito, enquanto o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os partidos de oposição apoiam o deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

Veja como as ações operam hoje no Ibovespa