O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, encerrou o pregão desta terça-feira (19) em baixa. As falhas de logística do governo para a entrega das vacina Coronavac, recentemente aprovada pela Anvisa, causaram desânimo entre os investores.
Ao final da sessão, as perdas foram de 0,50%, aos 120.636 pontos.
O dólar teve valorização de 0,78%, cotado a R$ 5,345.
Veja os fatores que influenciaram os mercados hoje:
Mercados internacionais
Ásia (encerrados)
Nikkei 225 (Jap): 1,39% ↑
Shangai Composite (Chi): 0,83% ↓
Europa (encerrados)
DAX 30 (Ale): 0,24% ↓
FTSE 100 (Ing): 0,11% ↓
CAC 40 (Fra): 0,33% ↓
Estados Unidos (encerrados)
Dow Jones: 0,38% ↑
S&P 500: 0,81% ↑
Nasdaq: 1,50% ↑
Vacinação
Apesar de alterações de voos feitas pelo Ministério da Saúde terem provocado atrasos na entrega das vacinas, 16 estados brasileiros já começaram a utilizar a CoronaVac, fármaco desenvolvido pelo laboratório chinês SinoVac e produzido no Brasil pelo Instituto Butantã, para imunizar a população. O país tem cerca de seis milhões de doses disponíveis da vacina, das quais 1,3 milhão ficarão em São Paulo, para distribuir entre as unidades da federação.
Nos EUA
Janet Yellen, a futura secretária do Tesouro dos EUA no governo do democrata Joe Biden, disse hoje (19) em discurso, no Comitê de Finanças do Senado, que, sem a aprovação de mais medidas para apoiar a economia, os EUA podem enfrentar consequências econômicas a longo prazo.
Em Brasília
Informações obtidas pelo Estadão revelam que o ministro da Economia, Paulo Guedes, conta com a vitória de Arthur Lira (PP-AL) na disputa pela presidência da Câmara para tentar seguir com sua proposta de um novo imposto sobre transações financeiras. Lira também é a aposta do presidente Jair Bolsonaro para o pleito, enquanto o atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e os partidos de oposição apoiam o deputado Baleia Rossi (MDB-SP).