Por Ana Julia Mezzadri, do Investing.com – O Magazine Luiza (SA:MGLU3) realizou uma série de anúncios importantes nesta quinta-feira (15), que animaram o mercado. Como consequência, o papel fechou o pregão de hoje em alta de 3,45%, a R$ 23,72, tendo alcançado R$ 24,53 na máxima do dia.
O primeiro anúncio, e talvez o mais repercutido, foi a aquisição da KaBuM! , plataforma de e-commerce de tecnologia e games. A KaBuM!, segundo reportagem da Reuters, tem 2 milhões de clientes ativos e suas vendas cresceram 128% no ano passado em relação a 2019.
Pela compra, que será realizada em dinheiro e ações, a Magalu pode desembolsar até R$ 3,87 bilhões. Vale ressaltar que a operação ainda depende da aprovação do Cade.
O mercado, de maneira geral, recebeu a notícia de forma muito positiva, pois permite que o Magazine Luiza reforce seu posicionamento no e-commerce e ganhe market share. Ainda que bilionário, o valor a ser pago pela aquisição também foi visto considerado assertivo: “Consideramos os valores envolvidos, sem considerar sinergias, favorável para as ações de MGLU3”, afirma Pedro Serra, gerente de research da Ativa Investimentos.
As sinergias, no entanto, também podem adicionar muito valor. “Vemos que tem muita sinergia com outros investimentos que a Magalu está fazendo, como a compra dos canais Jovem Nerd e CanalTech. Vemos que a Magalu está querendo criar um ciclo de gerar conteúdo através desses canais, fazer referência ao e-commerce e vender o produto”, explica Gabriela Chiarini, analista da SFA Investimentos.
A varejista anunciou ainda uma oferta de ações de cerca de R$ 3,4 bilhões, ou 150 milhões de ações, mas que pode ser acrescida em até 33%. Os recursos captados, de acordo com a companhia, serão destinados a expansão em novos mercados, investimentos em logística, abertura de novos centros de distribuição e aquisições.
O follow-on também foi percebido como positivo, pois possibilita movimentos estratégicos. “Essas empresas precisam ter um colchão de caixa para aproveitar oportunidades no mercado. Achamos que o mercado de e-commerce irá passar por uma consolidação, então as companhias precisam ter caixa para aproveitar oportunidades como essa, do KaBuM”, comenta Chiarini.
Finalmente, a companhia divulgou suas prévias operacionais, segundo a qual pretende expandir o número de lojas, centros de distribuição e unidades logísticas.