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Ryanair sobe com forte demanda reprimida, e vê possível ponto de equilíbrio em 2022

Às 14h33, as ações subiam 1,12% a US$ 28,91 na Nasdaq

- Emanuel Alexandru via Unsplash
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Por Dhirendra Tripathi, do Investing.com – As ações da Ryanair (NASDAQ:RYAAY) eram negociada em alta nesta segunda-feira em Nova York, após comentários de seu CEO, Michael O'Leary, na direção de um forte renascimento no tráfego aéreo e da possibilidade de que a companhia aérea atinja um ponto de equilíbrio neste ano financeiro.

Às 14h33, as ações subiam 1,12% a US$ 28,91 na Nasdaq.

O'Leary disse que a companhia aérea está vendo uma forte recuperação na demanda reprimida de viagens em agosto e setembro, e que "esperamos que isto continue até o segundo semestre de 2022."

Ele acrescentou que chegar a um ponto de equilíbrio no ano dependeria da continuação de distribuição de vacinas neste verão europeu, "e de nenhuma novidade adversa de variantes da Covid", disse Leary em um comunicado de imprensa.

A maior companhia aérea europeia low-cost registou uma perda líquida de € 815 milhões (US$ 962 milhões) no exercício findo em 31 de março.

No trimestre encerrado em junho, a companhia aérea registou uma perda maior, de € 273 milhões, contra € 185 milhões um ano antes. As receitas quase triplicaram, passando de € 125 milhões para € 371 milhões.

O'Leary disse que o tráfego aéreo no ano fiscal atual provavelmente melhorará, situando-se entre para € 90 milhões e € 100 milhões. Isto implica uma perspectiva ligeiramente melhor, dado que anteriormente, as projeções apontavam para a ponta inferior da faixa entre € 80 milhões e € 120 milhões.

Ele disse que a visibilidade para o resto do ano é "perto de zero", pois as pessoas estão fazendo reservas muito próximo das datas de viagem e as tarifas estão bem abaixo dos níveis pré-Covid-19.

As companhias aéreas europeias, assim como no resto do mundo, têm enfrentado turbulência há mais de um ano, com as restrições dos governos a viagens aéreas a fim de impedir a disseminação da pandemia.

Isso desencadeou o colapso de muitas companhias aéreas europeias, incluindo a Flybe, a Norwegian Air Shuttle e a Germanwings, controlada pela Lufthansa, além de acarretar cortes substanciais de capacidade em outras, como a Alitalia e a SAS.

A empresa disse que espera se beneficiar de uma forte recuperação nas viagens, bem como de novas bases na Europa e de reduções na capacidade dos seus concorrentes.