O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que os dados fiscais do país estão próximos aos níveis que haviam sido estimados antes da pandemia do coronavírus, durante o evento Esfera Brasil, patrocinado pela Febraban, nesta sexta-feira (27).
Campos Neto também afirmou que o descolamento da percepção dos agentes de mercado aconteceu pela avaliação de que diversas medidas recentes do governo visavam um aumento do Bolsa Família no ano que vem.
Durante sua fala, o presidente do Banco Central teceu elogios ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que também participou do evento, pela "mensagem forte" sobre responsabilidade fiscal,.
No evento, Lira reafirmou seu compromisso com a responsabilidade fiscal e disse também que o teto de gastos não será violado para o pagamento do auxílio emergencial dos vulneráveis afetados pela pandemia de Covid-19 ou para o pagamento dos precatórios.
Em sua fala inicial, Campos relatou uma conversa com um interlocutor de outro país, em que o presidente do Banco Central destacou as reformas que o Brasil tem implantado. Segundo esse interlocutor, o Brasil precisa melhorar a “narrativa” a respeito as reformas.