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Vale a pena contratar um seguro online?

Mercado oferece modelo de contratação para produtos "de prateleira", mas contar com uma assessoria é essencial em alguns casos

- REUTERS/Tatyana Makeyeva
- REUTERS/Tatyana Makeyeva

Contratar um seguro é uma tarefa que exige planejamento e é importante ter em mente o que você precisa que seja coberto por esse serviço, já que cada produto oferecido pelas seguradoras tem características próprias e isso deve ser considerado na escolha, para melhor atender suas necessidades.  Atualmente, é possível contratar esse tipo de serviço online. Mas, a primeira pergunta que se deve fazer é: esse tipo de produto é para você?

Segundo o sócio responsável pela área de seguros da Blue3, Rafael Rezende, embora seja prático contratar uma cobertura pela internet, nem sempre esse é o melhor caminho. “O mais indicado na hora de adquirir um seguro é procurar uma assessoria que fará o acompanhamento, identificará qual será o capital segurado adequado e ajudará o cliente a escolher entre as diferentes modalidades. Também é papel do profissional garantir que as informações passadas pelo cliente à seguradora sejam as corretas, pois isso pode trazer consequências na hora do sinistro”, explica Rezende.

Outra desvantagem, destaca o executivo, é que ao contratar esse tipo de serviço, a pessoa pode se sentir mais segura do que ela efetivamente está. “Geralmente são produtos mais baratos e simples. O cliente fica com a sensação de que o problema dele está resolvido, quando de fato ele precisaria de um produto mais sofisticado”, afirma.

Confira os principais erros que as pessoas cometem quando decidem contratar um seguro online sem apoio profissional:

1. Não verificar se a seguradora é regulamentada pela Susep

Todas as seguradoras estão regulamentadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão responsável pelo controle e fiscalização do mercado de seguros no Brasil.
Para verificar, é só entrar no site da SUSEP, ir para a parte de “Emissão de Certificado” e digitar o nome ou o CNPJ da seguradora.  Clique aqui para acessar a página!

2. Não verificam as condições e coberturas

Cotar online, geralmente, é rápido e fácil e você pode fazer isso pelo próprio site da seguradora. Contudo, é importante atentar para as condições de pagamento e, principalmente, a cobertura do seu seguro. O que nos leva ao terceiro erro mais comum:

3 – Não leem o contrato

Nele estão todos os detalhes do produto que você está adquirindo, incluindo em quais casos você não está coberto. Muitas vezes, muitos só descobrem que uma situação não é coberta pelo seguro depois que o pior acontece.