Por Caroline Valetkevitch, da Reuters – O mercado de ações dos Estados Unidos fechou em alta nesta quinta-feira (23) com investidores aparentemente aliviados com a posição do Federal Reserve (banco central norte-americano) sobre redução de estímulos e aumento da taxa de juros.
Também contribuindo para o clima positivo, a preocupação com um efeito cascata dos problemas da empresa China Evergrande continuou a diminuir.
O FED disse na quarta-feira que poderá começar a reduzir suas compras mensais de títulos até novembro e que as taxas de juros podem subir mais rápido do que o esperado, já no próximo ano.
Em uma coletiva de imprensa após o comunicado, o chair do FED, Jerome Powell, disse que a barra para elevar as taxas de zero é muito mais alta do que para reduzir.
"Esse é um rali após uma reunião muito boa do FED", disse Tim Ghriskey, estrategista-chefe de investimentos do Inverness Counsel, em Nova York.
"Para mim, isso mostrou que não houve surpresas e que as coisas vieram como o esperado", acrescentou. "Qualquer aumento nas taxas de juros pelo FED ainda está longe e muita coisa pode mudar até lá."
O índice Dow Jones subiu 1,48%, a 34.765 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 1,213475%, a 4.449 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 1,04%, a 15.052 pontos.