Mais uma edição da Semana Mundial do Investidor (World Investor Week – WIW 2021) chegou ao fim com um balanço positivo de ações no Brasil.
Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), foram realizadas 1.253 iniciativas no país, sendo a grande maioria on-line.
No total, mais de 1,2 milhão de pessoas foram atingidas por meio de 886 eventos (entre palestras, cursos, lives, painel, programas de rádio e TV, podcast etc), 29 sessões de assessoria financeira (reuniões individuais) e 338 ações de marketing.
Participaram da semana 53 instituições, entre elas bancos, corretoras, associações, universidades, empresas públicas e privadas e cooperativas.
Destaques
Lançada durante o evento, a campanha de educação financeira #SeLigaNaCilada foi uma das ações de destaque da WIW 2021 que, este ano, teve como foco a prevenção contra golpes financeiros.
Com humor, vídeos curtos, compartilhados nas redes sociais, alertam sobre os cuidados que devem ser adotados pelos investidores. Os vídeos foram produzidos em parceria com a B3 (B3SA3).
Day trade, criptoativos e o papel da CVM em relação às fraudes financeiras também foram temas que estiveram em pauta em debates e eventos transmitidos ao vivo por meio do canal CVMEducacional no YouTube.
De forma constante, a CVM dissemina conhecimentos educacionais para diversos públicos e de diferentes maneiras. As mais recentes iniciativas da autarquia nesse sentido foram o lançamento do perfil no TikTok e o convênio entre a CVM e o MEC para capacitar meio milhão de professores em Educação Financeira.
Sobre a Semana Mundial do Investidor
A IOSCO WIW é promovida pela IOSCO e coordenada pelo seu Comitê de Investidores de Varejo ("Comitê 8"), sendo conduzida por um grupo de trabalho liderado pela CVM.
A campanha foi lançada em 2017, de forma piloto, por uma proposta da Autarquia quando presidia o Comitê 8, tendo se tornado uma ação permanente da IOSCO em 2019.
Em 2020, a WIW alcançou mais de meio bilhão de pessoas em todo o planeta.