Parceria de sucesso desde 2015, a relação entre Palmeiras e Crefisa se solidifica com o passar do tempo. A casa de empréstimo permanecerá no time paulista pelas próximas três temporadas. O novo acordo foi firmado em agosto deste ano. Segundo O Globo, o valor do novo contratro gira em torno de R$ 120 milhões.
Logo que a Crefisa ingressou no Palmeiras, há seis anos, o clube mudou de patamar financeiramente. Tornou-se comum grandes contratações e acordos milionários na instituição. No entanto, a relação entre time e a empresa de empréstimo ia além do dos valores envolvidos no patrocínio, quando a casa de créditos passou a realizar empréstimos financeiros ao Palmeiras.
De acordo com Paulo Vinícius Coelho, do ge.globo, entre 2016 a 2017, a Crefisa injetou mais de R$ 170 milhões para contribuir para que o Palmeiras viabilizasse o contrato de atletas. No entanto, nada sai de graça — pelo menos à patrocinadora do clube. Em 2017, a Receita Federal multou a casa de empréstimo por R$ 30 milhões de reais.
Além do novo acordo milionário, a Crefisa está ainda mais presente no cotidiano do Palmeiras, sobretudo neste ano eleitoral. Leila Pereira, presidente da empresa, é a principal candidata à presidência do clube. Apesar do contrato milionário e grande interferência da casa de empréstimos no time paulista no passado, as coisas não serão mais as mesmas, isso de acordo com José Roberto Lamacchia, proprietário da Crefisa.
Em entrevista a Paulo Vinícius Coelho, Lamacchia detalha a dívida do clube com a empresa de crédito pessoal. De acordo com o Palmeiras, a dívida atual com a Crefisa é de R$ 132 milhões. O proprietário relata que, conforme os valores injetados no contrato de patrocínio e premiações, a dívida será quitada sem dificuldades.
“A Crefisa já injetou no Palmeiras mais de R$ 1 bilhão entre patrocínio e prêmios. O que investimos em um ano dá para pagar a dívida”, informa o proprietário da Crefisa.
No entanto, por parte do proprietário da empresa, não ocorrerá mais empréstimos financeiros ao Palmeiras. De acordo com Lamacchia, a sensação da injeção financeira, além do patrocínio, é de arrependimento.
“A Crefisa não vai mais emprestar dinheiro. Eu me arrependo.”
Arrependimento ou não, essa parceria entre a empresa e o clube é sinônimo de sucesso. Desde 2015, o Palmeiras empapou títulos e ainda tem o maior patrocínio do continente.