Internacional

Fique por dentro das principais notícias dos mercados desta terça-feira (9)

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros hoje

Dólar
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com – O Bitcoin atinge uma alta recorde, um dia após o Federal Reserve reclamar dos riscos de estabilidade financeira da criptografia.

Lael Brainard foi entrevistado pelo presidente Joe Biden para o cargo mais importante do Fed, de acordo com relatórios.

O Banco Central do Brasil trabalha com a possibilidade de acelerar a alta nos juros.

Aqui está o que você precisa saber sobre os mercados financeiros na terça-feira, 9 de novembro:

1. Bitcoin atinge o ponto mais alto de todos os tempos

O Bitcoin atingiu um novo recorde histórico de US$ 68.493, apoiado por um cenário de política monetária que se tornou mais amigável nos últimos dias, à medida que os bancos centrais recusaram o aumento das taxas.

Embora tenha havido poucos gatilhos específicos para o próprio Bitcoin, os ativos de risco floresceram desde que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, enfatizou que o Fed ainda não havia colocado os EUA em uma trajetória de taxas mais altas, apesar de começar a desacelerar suas compras de títulos.

Outras moedas digitais também passaram pela alta recente, principalmente a Ethereum, que ganhou mais de 70% nos últimos dois meses e meio.

As últimas altas do Bitcoin vieram um dia depois que o Federal Reserve destacou os stablecoins – não o próprio Bitcoin – como um dos principais riscos para a estabilidade financeira dos EUA.

2. Competição para Powell

Bloomberg relatou na segunda-feira que o governador do Fed, Lael Brainard, foi entrevistado pelo presidente Joe Biden para a cadeira do banco central durante sua visita à Casa Branca na semana passada.

Brainard é amplamente vista como uma "pomba" da inflação e suas recentes declarações públicas não mostraram pressa em aumentar as taxas de juros.

A entrevista ocorre após intervenções vocais e repetidas de legisladores democratas, como a senadora Elizabeth Warren, que se opõem à recondução de Jerome Powell para um segundo mandato.

O mandato atual de Powell termina em fevereiro, e o vice-presidente Richard Clarida, e Randall Quarles, chefe de supervisão bancária do Fed, deixarão também os cargos – algo que dará aos democratas a chance de moldar mais o conselho do Fed ao seu gosto.

Embora isso possa significar taxas mais baixas por mais tempo, também pode significar uma linha menos indulgente em questões de estabilidade financeira.

3. Ritmo de alta nos juros brasileiros

Em entrevista ao jornal japonês Nikkei Asia, o diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Bruno Serra, afirmou que existe a possibilidade da autoridade monetária acelerar o ritmo na alta nos juros, caso seja necessário.

Na última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom), a decisão do grupo elevou a taxa Selic em 1,5 p.p., para 7,5% ao ano, e já deixou sinalizado um avanço de mesma magnitude para a próxima reunião.

Serra reafirmou que o objetivo do BC é perseguir o centro da meta de inflação de 2022.

De acordo com o Boletim Focus publicado ontem, 08, a projeção do mercado é que a taxa Selic termine o próximo ano em 11%, enquanto espera-se que o IPCA termine 2022 a 4,63%, mais próximo ao teto da meta de 5% do que do centro de 3,5%.

4. Os estoques aumentam à frente dos dados do PPI

Os estoques dos EUA devem continuar sua flutuação antes da última atualização sobre a inflação às 9h30, na forma do índice de preços ao produtor de outubro.

Às 9:02, os futuros de Dow Jones recuavam 0,07%, enquanto os da S&P 500 e da Nasdaq 100 subiam 0,03% e 0,21%, respectivamente.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem a corretora Robinhood (NASDAQ:HOOD), que caiu no pré-mercado após anunciar uma violação de dados, e AMC Entertainment (NYSE:AMC), cujos resultados trimestrais mostraram o quanto ainda falta para voltar aos níveis pré-pandêmicos de negócios.

5. Covid-19: mais casos, mais tratamentos

Outra ação que provavelmente estará em foco mais tarde é a Regeneron (NASDAQ:REGN), que anunciou os resultados do teste para sua pílula antiviral Covid-19 na segunda-feira, mostrando um alto (82%) grau de eficácia na redução de doenças graves.

É o terceiro medicamento a mostrar tais efeitos, depois dos desenvolvidos pela Merck e Pfizer (NYSE:PFE), e adiciona à lista crescente de remédios que podem reduzir os riscos de economias abertas e ativas.

No entanto, o início do inverno no hemisfério norte significa que o curto prazo ainda promete ser um desafio: novas taxas de infecção pararam de cair nos EUA e ultrapassaram em muito os picos recordes anteriores na Europa Central e Oriental.

Os três partidos que provavelmente formarão o próximo governo da Alemanha divulgados publicaram um projeto de lei na terça-feira que imporia o chamado sistema '3G' em quase toda a vida pública para adultos.

Esse sistema exige que as pessoas apresentem prova de vacinação ou anticorpos adquiridos naturalmente, ou um resultado de teste negativo.

No Brasil, ontem, 8, pela primeira vez desde o início da pandemia, o estado de São Paulo não registrou uma morte por covid-19.