A produção industrial apresentou queda de 0,6% na passagem de setembro para outubro. O quinto resultado negativo consecutivo faz o setor acumular, nesse período, perda de 3,7%.
Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada hoje (3) pelo IBGE.
No ano, a indústria acumula alta de 5,7% e, em 12 meses, também de 5,7%.
Avaliação
O recuo de outubro alcançou três das quatro das grandes categorias econômicas e dezenove dos vinte e seis ramos pesquisados.
“Mais do que o resultado do mês em si, chama atenção a própria sequência de resultados negativos, cinco meses de quedas consecutivas na produção, período em que acumula retração de 3,7%. A cada mês que a produção industrial vai recuando, se afasta mais do período pré-pandemia. Nesse momento, está 4,1% abaixo do patamar de fevereiro de 2020”, analisa André Macedo, gerente da pesquisa.
Influências mais negativas
As influências negativas mais importantes da produção industrial de outubro foram de indústrias extrativas (-8,6%) e produtos alimentícios (-4,2%).
As indústrias extrativas voltaram a recuar após avançar 2,2% no mês anterior, quando interrompeu três resultados negativos consecutivos e que acumularam perda de 2,5%.
Já produtos alimentícios intensificaram a redução de 3,2% em setembro.
Em comparação com outubro de 2020
Frente ao mesmo mês de 2020, a indústria recuou 7,8%, com resultados positivos em com resultados negativos em três das quatro grandes categorias econômicas, 19 dos 26 ramos, 56 dos 79 grupos e 60,7% dos 805 produtos pesquisados.
Vale citar que outubro de 2021 teve um dia útil a menos do que igual mês do ano anterior (20 ante 21).
Com informações de Agência de Notícias IBGE.