A Direcional Engenharia (DIRR3) e a XP Inc. (XPBR31) assinaram nesta quinta-feira (9) um acordo de investimento na startup de crédito imobiliário Direto.
Criada pelo Grupo Direcional, a Direto pretende ampliar sua atuação ao estruturar uma solução completa para oferta de crédito, ao conectar todos os envolvidos na compra, venda e financiamento de imóveis.
O acordo, comunicado hoje por meio de fato relevante antes da abertura do mercado, marca a entrada da XP no negócio com aquisição de 49,9% do capital (quarenta e nove vírgula nove porcento).
A operação está condicionada a algumas etapas, dentre as quais a aprovação pelo Conselho de Administração Econômica (Cade).
“Esse deal marca a entrada da XP no mercado de crédito imobiliário, ofertando produtos financeiros inovadores para este setor e que têm total sinergia com a nossa base de clientes. Para isso, vamos contar com a expertise da Direcional, uma parceira de longa data da XP”, destaca José Berenguer, CEO do Banco XP.
A Direto reunirá o know how e a eficiência da Direcional no mercado imobiliário e a tecnologia e a experiência da XP no mercado financeiro.
Com operação independente dos dois grupos associados e equipe própria em São Paulo e na sede em Belo Horizonte, a Direto ofertará três soluções iniciais complementares.
A primeira delas será a concessão de empréstimos, inclusive em parceria com outras instituições financeiras, para aquisição de imóveis novos e usados por pessoas físicas.
Outra frente de atuação, será o home equity, modalidade em que o imóvel entra como garantia de empréstimo.
Além dessas, para construtoras e incorporadoras, a Direto trabalhará com a aquisição de carteiras de recebíveis, encurtando o ciclo de caixa das empresas e liberando capital de giro na operação.
Pelo acordo, caberá à Direcional atuar na originação de clientes e na formação do time com expertise no mercado imobiliário e em análise de crédito.
A XP tratará da estruturação de soluções de funding, bem como auxiliará na captação de clientes e no desenvolvimento de estratégias e ferramentas tecnológicas de relacionamento e jornada de atendimento.
“Nossa intenção é maximizar oportunidades de financiamento que o mercado já oferece, mas em uma nova escala e capacidade de relacionamento com clientes em que a tecnologia e a rede de distribuição da XP podem proporcionar”, afirma Ricardo Couto, executivo da Direto.
Com informações de Agência Fato Relevante.