Potencial

Presidente do Sebrae quer ampliar participação de micro e pequenas empresas na pauta de exportação

Ele destacou o potencial do artesanato brasileiro, além do destaque dos produtos de indicação geográfica

- Fabio Rodrigues/ Agência Brasil
- Fabio Rodrigues/ Agência Brasil

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, apontou que a digitalização foi a principal conquista das micro e pequenas empresas neste ano e que, em 2022, o órgão trabalhará para ampliar a presença destes negócios na pauta de exportação.

Melles participou, na noite desta terça-feira (14) do “Papo Sebrae”, que foi a última live de 2021 e tratou sobre a avaliação do desempenho dos pequenos negócios nesse ano e traçou expectativas para 2022.

Segundo Melles, a digitalização foi a principal conquista dos pequenos negócios esse ano. “As micro e pequenas empresas ampliaram sua presença digital e estão cada vez mais presentes em plataformas de market places, nas redes sociais e fazendo negócios de modo online”, comenta.

Conforme o presidente do Sebrae, o Brasil viveu, no final do ano passado e início deste ano, a expectativa de que a pandemia estava próxima de acabar. O que não se cofirmou.

“Infelizmente, foi o contrário, ela veio fortíssima. E, além da pandemia voltar ainda mais forte, os benefícios que o governo e o Congresso criaram, que foram essenciais em 2020, se esgotaram. Medidas como o BEm, o Auxílio Emergencial e o Pronampe, foram encerrados. Com isso, os meses de fevereiro e março foram particularmente difíceis, até que essas políticas públicas fossem retomadas”, ressalta Carlos Melles.

Porém, no cenário de recuperação, Melles destaca a importância das micro e pequenas empresas para a economia do país.

“Os pequenos negócios são os grandes responsáveis pelo sustento de milhões de famílias brasileiras. 72,7% das vagas de trabalho criadas entre os meses de janeiro e outubro estão sob o guarda-chuva dos pequenos negócios. No total, foram gerados, no Brasil, 2,6 milhões de empregos, sendo que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 1,9 milhão”, diz Melles.

Segundo ele, a meta do Sebrae agora é ampliar a participação das micro e pequenas empresas na pauta de exportações do país. “Nós temos um artesanato riquíssimo, além dos produtos de Indicação Geográfica, como mel, queijo, cachaça, doces, entre outros, com um enorme potencial para conquistar mercados no exterior”, destaca.