O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, iniciou a sessão desta sexta-feira (22) com alta de 0,44%, com 107.972 pontos, atualizado às 11h22. Essa elevação pode ser explicada pela alta das bolsas asiáticas e europeias, além de mensagens do JP Morgan e do Morgan Stanley, que reiteraram recomendação para os ativos brasileiros.
Dólar
O dólar opera em queda de 0,35%, cotado a R$ 4,178, atualizado no mesmo horário.
Veja outras notícias que podem influenciar os marcadores hoje:
Guerra comercial
A China reitera que pretende encerrar a guerra comercial com os EUA, mas não abre mão de que o acordo seja feito respeitando ambas as partes. É o que diz afirmou o presidente Xi Jinping nesta sexta-feira, que também reiterou que não tem medo de fazer retaliações, quando necessário.
Zona do Euro
O otimismo das bolsas da Zona do Euro se dá pelo primeiro discurso de Christine Lagarde, atual presidente do BCE, em que anunciará um compromisso em combater a crise econômica.
Os dados de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) caíram de 50,6, em outubro, para 50,3, em setembro, e desapontaram os investidores, que esperavam um índice de 50,8 para o mês.
Consumo
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é uma prévia da inflação oficial, teve elevação de 0,14% em novembro, abaixo dos 0,16% esperados. Os dados são do IBGE.
A confiança do consumidor no varejo, a aprovação da reforma da Previdência e as perspectivas do mercado, nacional e internacional, para a economia brasileira, fomentam um clima positivo para a bolsa.
Emprego
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam uma melhora nos índices de emprego formal no Brasil, com um aumento de 70,8 mil empregos com carteira assinada em outubro. Essa foi a sétima alta seguida, com um acumulado para o ano de 841,6 mil novos postos.