O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa brasileira, opera em alta de 0,08% na sessão desta quinta-feira (05) com 110.308,22, às 10h38. O desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) e o resultado da produção industrial no país animaram o mercado e trouxeram expectativas de retomada econômica.
Além disso, os mercados agora esperam um desenrolar dos acordos comerciais entre EUA e China. Apesar da recente escalada de tensões, a China está segura em dizer que as conversas estão tendo continuidade.
Dólar
Na mesma direção, o dólar comercial opera em alta de 0,38%%, cotado a R$ 4,218, no mesmo horário.
Confira as principais notícias do mercado hoje:
EUA e China
Segundo a Bloomberg, os Estados Unidos e a China estão se aproximando de um acordo sobre a quantidade de tarifas a serem revertidas na fase um de um acordo comercial.
O secretário de Comércio dos EUA, Wilbur Ross, disse nesta terça-feira que é mais importante obter um acordo comercial adequado com a China do que concluí-lo até dezembro deste ano ou do próximo —após as eleições presidenciais de 2020.
Dia agitado em Brasília
A PEC do gatilho, dispositivo que limita mantém o teto de gastos, foi aprovada ontem (04) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e espera a criação de uma comissão especial para ser apreciada. Além disso, a casa aprovou o pacote anticrime, proposto pelo atual ministro da Justiça, Sérgio Moro. Entretanto, pontos importantes da proposta foram retirados, como o excludente de ilicitude e a prisão em segunda instância. A matéria segue agora para o Senado.
Produção Industrial
A produção industrial brasileira registrou alta de 0,8% em relação a outubro, terceiro mês seguido de expansão, e 1% em relação ao mesmo mês do ano passado. O número vem abaixo do esperado pelos economistas, de 0,9%.
No ano, a produção industrial acumula queda de 1,1% e, no acumulado de 12 meses, 1,3% de retração, mas registra uma diminuição na intensidade da queda.
IPCA
A divulgação do IPCA, que é uma prévia da inflação para o mês, de novembro, está marcado para a sexta-feira (6). O índice deve permanecer elevado pela alta nos preços da gasolina, carne bovina e da tarifa de energia elétrica.