finançaspessoais

Ibovespa abre em alta após redução da Selic e elevação de rating do Brasil

-
-

O Ibovespa, principal índice acionário da B3, a bolsa de valores brasileira, abriu em alta nesta quinta-feira (12), apresentando valorização de 0,58%, aos 111.609 pontos, às 10h20. O dólar comercial, por sua vez, registrava relativa estabilidade, com leve queda de 0,08%, cotado a R$ 4,115 no mesmo horário.

O mercado brasileiro reflete positivamente, assim, dois eventos de destaque ocorridos nesta quarta-feira (11): primeiro, logo após o fechamento do mercado à vista da B3, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou mais uma redução da Selic, a taxa básica de juros no Brasil, agora estabelecida em 4,5% ao ano, atingindo, assim, seu patamar mais baixo na história; pouco depois, na noite de ontem, a agência de classificação de riscos Standard & Poors elevou, de estável para positiva, a perspectiva para o rating de longo prazo em moeda estrangeira do Brasil, hoje em BB-.

Cenário externo

Assim como uma novela, que todos os dias traz novos episódios de uma trama que parece sem fim, o mercado segue aompanhando, hoje, os desdobramentos da disputa tarifária entre EUA e China. Qualquer declaração de um dos lados pode chacoalhar as bolsas e promover altas ou baixas.

No episódio de hoje, especula-se sobre nova decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre tarifas planejadas para 15 de dezembro, que incidiriam sobre quase 160 bilhões de dólares em bens de consumo chineses.

Outra novela protagonizada por Trump é o possível processo de impeachment do qual é alvo no congresso dos EUA.  O dia de hoje pode trazer novidades sobre esse processo e trazer mais pitadas de instabilidade ao cenário político da principal economia do mundo, com possível impacto em outros mercados.

Com informações da Investing.com