Na segunda-feira a B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão (B3SA3), empresa responsável pelas bolsa de valores, de mercadorias e de futuros, e que possui ações negociadas no Novo Mercado, anunciou que foi solucionada a discussão com a ATG sobre o preço e as demais condições para prestação do serviço de transferência de valores mobiliários (conhecido com CDS) a uma taxa base de 0,0026 por cento.
A concessão de tal serviço pode marcar o início de um processo de abertura do setor para novas companhias, dado que atualmente a B3 possui posição dominante no mercado brasileiro.
Desde 2015 a ATG vem travando uma batalha jurídica para tentar desregulamentar o setor. Além disso, outras empresas estrangeiras já haviam demonstrado interesse em abrir outra bolsa em solo brasileiro, mas desistiram.
E Eu Com Isso?
As ações da B3 (B3SA3) fecharam o pregão anterior ao Natal com uma forte queda de 4,5 por cento e com o maior volume de negociação do dia, superando Petrobrás, Vale e Itaú Unibanco. Após uma valorização em 2019 (YTD) superior aos 70 por cento, é possível que o acionista da empresa note um aumento da volatilidade no curto prazo.
Para o investidor em geral, a notícia pode ser positiva, dado que um aumento na concorrência do setor pode abrir espaço para queda no preço dos serviços prestados.