A bolsa brasileira é a classe de investimento com maior possibilidade de retorno para os próximos 5 anos, de acordo com a XP Investimentos, em relatório divulgado na última sexta-feira (21).
Leia mais: Por que investir na B3 mesmo com o ritmo lento da economia? O Irã explica
O cenário base considera que, apesar dos entreveros entre governo federal e casas legislativas, há um ambiente favorável para reformas econômicas, como a tributária e administrativa. A aprovação dessas medidas estabilizaria a relação entre dívida bruta e PIB, sem aumento de impostos. Na projeção, a inflação também continua baixa e os lucros das companhias permanecem crescendo.
Já no cenário pessimista, a plataforma de investimentos leva em conta uma relação deteriorada entre Executivo e Legislativo. Com isso, a agenda econômica não sai do papel e o baixo crescimento pode dar espaço para “políticos populistas que queiram desfazer reformas”. Neste caso, a XP recomenda defender os investimentos apostando na renda variável global.
Entre os temas externos que podem influenciar o ambiente de negócios brasileiros, o relatório cita o crescimento do PIB dos Estados Unidos, que deve manter o real depreciado. Há também a preocupação com o comércio internacional, que vem apresentando crescimento desacelerado e impactando o lucro das empresas de países emergentes.