Em relatório, a XP Investimentos avalia os resultados do 4º trimestre das empresas com ações na B3 que divulgaram seus balanços até agora (89% das empresas dentro do Ibovespa reportaram entre o fim de janeiro e o dia 13, data de publicação do artigo). Analistas também resumem na publicação os destaques positivos, negativos e em linha com expectativas da XP e do mercado.
Em gráfico, a consultora revela que 31% dos balanços estão acima do esperado pela XP, enquanto esse número reduz para 16% quando comparado com expectativas do consenso do mercado. No fim, unindo estimativas da XP com o consenso, 27% das empresas reportaram bons resultados.
29% das companhias reportaram resultados abaixo do esperado considerando estimativas da XP e do o consenso, enquanto a maioria, 45%, está em linha com as expectativas gerais. Por outro lado, 23% das empresas que reportaram tiveram balanços abaixo do esperado apenas pela XP, e 46% estão dentro do que calculavam analistas da consultora.
Magazine Luiza e Carrefour são algumas das companhias que superaram o esperado, enquanto Taesa foi um dos destaques negativos e Santander teve resultados alinhados ao mercado.