Confira aqui tudo que você precisa saber antes dos negócios do Ibovespa começarem hoje (20/04):
Mercados internacionais
No Japão, o Nikkei 225 fechou com baixa de 1,15%, enquanto o Shangai Composite subiu 0,50%.
Na Europa, DAX 30 recuava 1,30%, enquanto FTSE 100 tinha queda de 1,06%. CAC 40 ganhava 1,36%.
Futuros agora
Nos Estados Unidos, os futuros de Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq operavam em campo negativo, apontando para perdas de mais de 1%.
Reabertura
Nos Estados Unidos, o processo de reabertura da economia começa hoje com o estado do Texas, com parques e praças de volta a normalidade — mas com frequentadores com máscaras. O presidente Donald Trump já havia começado, na semana passada, a traçar um plano de retomada com os governadores.
Na Europa, a Alemanha também começa a pensar na volta da quarentena. Lojas menores podem voltar a funcionar a partir de hoje e montadoras também retomam parte da produção. No entanto, a primeira-ministra Angela Merkel defendeu a cautela durante a reabertura.
Em Brasília
No Distrito Federal, as tensões se renovaram com a participação do presidente Jair Bolsonaro num ato que pedia um novo AI-5 (medida que endureceu a ditadura militar em 1968), além de uma intervenção militar. Em resposta, 20 governadores assinaram uma carta em defesa da democracia, e o episódio foi repudiado também por políticos e ministros do STF.