Os fundos de ações com maior rentabilidade nos últimos 12 meses (veja ranking abaixo) têm algumas coisas em comum. Primeiro, todos são reservados a investidores qualificados.
Essa classificação, dada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), significa que se trata de uma pessoa física ou jurídica que possui, no mínimo, R$ 1 milhão em aplicações. Isso também quer dizer que a pessoa ou empresa tem consciência dos riscos de cada investimento.
Mas também há outro caminho para se tornar um investidor qualificado, além de juntar uma bolada em aplicações. Os profissionais do mercado, como especialistas em investimentos e agentes autônomos, têm acesso a investimentos restritos após passarem por provas de certificação, aplicadas pela CVM ou pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Além disso, 5 dos fundos presentes no top 10 são de ações no exterior, os FIE. Além de surfarem na alta do dólar perante as moedas emergentes, que estamos vivendo agora, esses fundos são uma maneira de diversificar a carteira.
Leia mais: Como investir no exterior sem tirar seu dinheiro do Brasil