Gustavo Breia, Planejador Financeiro CFP® da Nord Research, chamou atenção para um ponto central das negociações de investidores no mercado financeiro: “Tão importante quanto saber qual ação comprar (e quando comprar), é saber quando vender”. Pensando nisso, levantou estes 3 motivos que podem indicar o momento de vender uma ação:
1- Mudança nos fundamentos
Além dos muitos dados numéricos que costumam envolver recomendações de vendas, a Nord ressalta a importância das avaliações qualitativas de um negócio. Somente a partir disso pode ser feita uma Tese de Investimentos completa, considerando aspectos relativos, por exemplo, à parte societária, a governança e a capacidade de execução da equipe de gestão. E, se há uma mudança significativa desses fundamentos, eis um bom motivo para considerar vender suas ações desse negócio.
2- Valuation
Valuation é a percepção do valor de uma empresa em um contexto geral, considerando sua força de mercado, a probabilidade de ser bem sucedida e o retorno que oferece a seus investidores; ao invés de olhar, simplesmente, para o valor que suas ações têm no momento. A Nord destaca esse como um dos três grandes motivos para vender uma ação para deixar claro que, se o preço de uma ação cai, isso não pode ser a única justificativa para vendê-las. É preciso entender o valuation atual da companhia, concluindo sua possibilidade de continuar tendo perdas ou de recuperar os ganhos.
3- Outras Oportunidades
A bolsa de valores tem uma liquidez diária, e a Nord reforça que isso tem de ser aproveitado: pode ser que você tenha ações de uma empresa de que goste e em que confie — mas isso não deve te fazer fechar os olhos para outras empresas do mercado, possivelmente com fundamentos de negócio e atual valution melhores.
Para acessar o artigo da Nord, clique aqui.