Com a maior expectativa de vida, é cada vez mais provável que você se aposente e continue trabalhando. Seja por necessidade ou por opção para manter-se na ativa, ter um emprego já aposentado traz novos direitos e deveres como trabalhador.
Para saber mais sobre isso, confira essa SpaceDica.
1. Contribuição ao INSS
Mesmo aposentado, o trabalhador deve continuar contribuindo para o Instituto Nacional do Seguro Social. O valor é descontado direto da folha de pagamento e o recolhimento é feito pelo empregador.
A obrigação é baseada no princípio de solidariedade, ainda que o aposentado não possa ter uma segunda aposentadoria. Em decisões judiciais sobre o tema, também foi lembrado que a contribuição ao INSS também serve a outros tipos de auxílio e assistência social.
Quer saber qual é o melhor investimento para sua aposentadoria? Fale com um especialista SpaceMoney
2. FGTS
Antes da reforma da previdência, aprovada no ano passado, o trabalhador já aposentado poderia sacar quando quisesse o seu FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Agora, o patrão ainda deve depositar 8% do salário no FGTS do trabalhador aposentado (como ocorre para outros empregados). Mas, se for demitido, não vai receber a multa de 40% no fundo, como acontecia antes da reforma.
3. Reabilitação profissional
O aposentado que têm limitações de saúde e, por isso, não pode, temporariamente, trabalhar, pode pedir ajuda ao INSS. Próteses, auxílio transporte, auxílio alimentação e cursos de capacitação são alguns dos benefícios que podem ser solicitados.
4. Salário-família
Os trabalhadores aposentados podem requerer esse benefício diretamente para o patrão. Quem tem baixa renda e filhos de menos de 14 anos têm direito ao salário família. Pais de inválidos de qualquer idade também podem pedir.