No início desta semana (dia 13), a equipe de analistas do Banco Safra publicou um relatório sobre a recuperação econômica pós pandemia.
Segundo eles, o aumento da massa salarial gerado pelos auxílios emergenciais está compensando as quedas ocasionadas pelo isolamento social.
A análise parte de um ponto de vista macroeconômico, que avalia, principalmente, dois grandes tipos de choques: os de oferta e os de demanda. Sob essa ótica, o auxílio é um instrumento que amortece o choque da demanda, sendo uma significativa fonte de renda para o consumo.
Apesar disso, as previsões para o quarto trimestre de 2020 são de fim do auxílio emergencial — e, com isso, queda da atividade comercial.
Por fim, o Safra também lembra dos impactos fiscais que os auxílios emergenciais estão gerando. A partir disso, reforça os problemas que sua manutenção a longo prazo podem trazer: o endividamento progressivo do Estado, seguido da redução da capacidade de investimento e, no limite, do aumento do custo de crédito e inflação.
Para ler a análise completa, clique aqui.